domingo, 24 de janeiro de 2010

Nos menores gestos estão as grandes atitudes

Hoje eu quero comentar sobre uma coisa que eu vi na minha ultima viagem. As vezes nós ficamos sabendo de coisas importantes, mas só damos a devida atenção quando vemos que aquilo é real.
Eu sempre gostei de viajar olhando a paisagem ou o movimento. Mas dessa vez o que eu vi foi algo triste. Acho que praticamente todo mundo sabe que as chuvas estão castigando muitos estados brasileiros. E aqui no Rio Grande do Sul não foi diferente.
Eu já sabia que em Santa Cruz do Sul muitas famílias perderam suas casas por causa da chuva. Também sabia que tinha caído uma ponte não muito longe dali. Mas entre saber e ver há uma grande diferença. Quando eu olhei pro lado, o que eu vi foi tudo que a chuva levou. Muitas árvores derrubadas, marcas por onde a água tinha passado, plantações quase totalmente perdidas, e gente se abrigando no que restou dos seus lares.
Não consigo imaginar como é passar por isso, mas deve ser difícil ver tudo o que você conseguiu em anos de trabalho duro ser levado em poucos minutos. A pior parte talvez seja não ter por onde recomeçar. Nessas horas é preciso ter muita força para superar a tristeza e a dor da perda. E um apoio sempre é bem vindo.
Outros lugares também sofreram com a força da natureza, como o Haiti. Com certeza lá a destruição foi maior. E o mundo olhou pra isso e está tentando ajudar. Mas talvez outras pessoas também precisem de atenção e ajuda pra recomeçar. Não é somente quando o caso torna-se mundialmente conhecido que as pessoas necessitam de ajuda. Diariamente essas coisas devem acontecer, mas só são mostradas quando tem maior impacto.
O que eu queria dizer com tudo isso é que não precisamos esperar que tudo isso aconteça para ajudar. Se aconteceu alguma chuva muito forte perto de onde você mora, primeiro olhe ao seu redor antes de olhar para o mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário