segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Montefalco e Perugia #Itália07

Continuando nossa série de passeios sem folga, no domingo, 06, partimos para conhecer Montefalco e Perugia. O primeiro foi matação de tempo total, o segundo foi muito bacana.
Acho que a única coisa que posso falar de Montefalco é que a praça é bem confortável para passar mais de uma hora lagartiando deitada no chão.

Já Perugia... cidade muito interessante. Bonita em todos os aspectos, movimentada de um jeito legal, com uma livraria de enlouquecer qualquer um (onde comprei meu primeiro livro em italiano e demorei um século para entender que a vendedora estava me perguntando se eu tinha um cartão de fidelidade).

Logo que chegamos em Perugia andamos em um mini metrô, bem legal. O veículo é pequeno e todo cronometrado. Fiquei pensando se já tinha dado algum acidente por ali, quando as portas fecham e o pessoal fica no meio. Tenso né.

E, por incrível que pareça, na volta brasileiros e argentinos cantaram juntos! Foi bem engraçado. Eles têm uma versão de "chora, me liga" em espanhol, e era só isso que eles queriam cantar. Valeu. Mas depois voltamos a nossa relação de "amor total".




Quase me esqueci! Enquanto estávamos em Perugia tenho certeza de que vi o Drácula e dois capangas dele. Se não eram eles, os caras eram bem parecidos!

Firenze #Itália06

Dia 05, sábado, foi de Firenze, mais conhecida no Brasil como Florença. Eu tinha tantas expectativas por essa cidade, achei que fosse magnífica. Não, não, não! Ela tem uma vista bonita, várias "piazza" (não lembro se o plural é piazze), muitas lojas e tudo o mais, mas não me agradou muito. O divertido do dia foi nossos guias (que me deixaram muito intrigada), nosso motorista (só o da ida, porque o da volta era calado) e o gellato! Esqueci de outro ponto forte, os brasileiros!

Indo por partes, começo pela vista do lugar. Só encontrei uma rua bonita, que mesmo assim não é tão bella assim. É uma cidade com movimento intenso, lojas caras, muita história, muitos brasileiros... Em todas as lojas que fui encontrei um brasileiro! E quando fui comprar um gellato um italiano me respondeu "obrigado". Maluco isso! Aaaaah, escutei Justin Bieber na Itália! Meu, esse guri se espalhou pelo mundo mesmo.

Não posso comentar sobre nossos guias, até porque não são nossos guias, mas não comento mais sobre o assunto. Só conto que eles me deram algumas ideias muito bacanas. Adoro minha imaginação. Mas o pessoal do grupo concorda comigo!

Na volta tivemos a melhor parte da viagem: outlet! Paramos para fazer mais umas comprinhas básicas, todo mundo enlouquecido. E fui atendida por mais uma brasileira, que está há 15 anos aqui. Bem bacana.




Só para encerrar, não é que eu não tenha gostado de Firenze (eu não gostei), é que eu esperava più! E eu conheci ela de dia, talvez de noite seja melhor! =)

Civitanova #Itália05

Na sexta-feira, 04, fomos para Civitanova. Essa viagem não foi oferecida pela escola. Na verdade, a ideia surgiu durante o jantar de quinta, enquanto eu e as gurias comentávamos que não queríamos ir para a aula no dia seguinte. É muito cansativo, não tem como explicar.

Sendo assim, matamos a aula do dia inteiro (isso quer dizer que perdemos a aula da manhã, o encontro com o professor durante a tarde e mais um filme) e pegamos um trem para conhecer uma cidade no litoral da Itália. Experiência interessante. Para quem for andar de trem na europa não esquece de convalidar o bilhete, por favor. Ainda não entendi essa história direito, mas é suuuper importante!

Então! Nos aventuramos no trem, descobrimos como funciona e lá fomos nós. A praia é incrível e a cidade é bem bonita. Sabe do que mais? Os preços das lojas estão incríveis. Estou revelando meu lado consumista nessa viagem.

Resumindo: uma tarde inteira de compras, uma praia linda e um passeio de trem. Trocamos um dia de aula por isso. Bom negócio, não?!







"Sara sempre come la prima volta"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Assisi #Itália04

Ontem, 03, fomos para Assisi, a cidade de São Francisco de Assis. Pausa para suspirar. Tudo bem, nunca passei tanto frio quanto nesse dia. Mas cada vento gelado que cortou meu rosto valeu a pena. É um lugar incrível, encantador. Enquanto a gente ia embora da cidade eu já estava incluindo ela em meus planos para uma visita futura.

Como sempre, não escutei as explicações da guia para tirar fotos, então não sei explicar a história do local. Mas comentarei da vista. Assisi fica na região da Umbria. Sempre ouvi falar que o lugar mais bonito da Itália é a Toscana. Só que, como ainda não conheci essa região, minha favorita no momento é a Umbria. O lugar tem uma luz única. Quer dizer, todos os lugares daqui tem uma luz única. Coisa para deixar um fotógrafo maluco.

De onde estávamos tivemos uma vista privilegiada, principalmente no pôr-do-sol. As ruas eram incríveis, a Basílica magnífica. E claro que fiz uma compra enorme na loja, recomendações de mamãe. Mas eu enganei ela e disse que não comprei nada. Ficou tão triste!

Vamos para as fotos então! Só mais uma coisa: visitem Assisi!





PS: já terminei de escrever mais um texto e os colegas da Miss Volare continuam fazendo barulho.

Unidos pela música #Itália03

Na quarta-feira, 02, tivemos uma Serata Musicale, onde os professores cantaram músicas italianas para nós. Não sei uma palavra pra traduzir isso, mas foi como uma festa. Nos reunimos na casa do dono da escola, onde os professores nos aguardavam prontos afinados para nos emocionar.

Foi perfeito ver nossos professores reunidos cantando e tocando, algo para nunca esquecer. Depois eles nos fizeram experimentar algumas comidas italianas. Disse fizeram porque a minha professora não saiu de perto de mim até que eu experimentasse algo parecido com um bolo. Falando nisso, ela é uma baita cozinheira. Esses dias levou para provarmos durante a aula um prato que ela preparou com todo carinho para nossa turma. Pena que era de café.

Bom, depois do primeiro intervalo do show ao vivo com os professores, cada grupo teve que cantar uma música típica do seu país. A gente cantou uma do Rio Grande do Sul, que não me recordo o nome agora, mas lembro que é bem conhecida. Foi interessante.

Mas bem... ai as coisas mudaram. Los hermanos, que são muito educados (NOOOOOT), chegaram na nossa pequena confraternização. Estava tudo ótimo, mas de repente eles tomaram conta do lugar. Pegaram nossos lugares e nosso livros de música. Além de falarem super baixo e educadamente. Perdemos duas músicas porque os professores repetiram outras para as belezuras. Posso contar o motivo deles terem chegado só nessa hora? Os queridinhos estavam na pizzaria, porque queriam muito ir no rodízio! Sendo que tem todo dia. Ai que raiva.

Depois o DJ tomou conta da festa. Suspeito que los hermanos nunca tinham estado em uma sala escura antes, porque, quando apagaram a luz, ficaram malucos. E ai a educação deles foi maior ainda. Falando nisso, neste momento estou escutando suas lindas vozes passando pelo corredor e falando bem baixo. Parece que querem derrubar o local. Tive que abrir a porta aqui pra ver o desastre. Agora os nossos vizinhos de cima estão pisoteando e empurrando coisas como sempre. Più brutti. Só tem uma coisa que eu adoro que tem relação com eles: não podem sair sozinhos, pois todos estão em excursão com a escola. A cidade é nossa, !!!!

Falar neles me lembra da Miss Volare. Apelido estranho ?! Mas ela ganhou após gritar nos nossos ouvidos durante a Serata. Como a música que mais marcou foi Volare, ela foi presenteada com esse gesto de carinho. Ai ai, prefiro nem comentar mais sobre ela. Mas a Miss Volare é assunto frequente aqui em casa.

Não tenho as fotos da Serata e não passei ainda o vídeo que fiz. Portanto só podem imaginar uma casa muuuito grande, com uma sala enorme (onde o dono da escola/casa sempre faz festa pro pessoal da escola) com tudo necessário para uma boa night. E isso inclui luz e mesa de som. Também queria ter pouco dinheiro assim.

PS: falei tanto dos hermanos que esqueci de comentar que os professores cantaram uma música da Ana Carolina em italiano. Più bello!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Primeiras aulas #Itália02

O post de hoje é para contar sobre os dois primeiros dias em Castelraimondo.

Logo na primeira manhã tivemos uma pequena apresentação da escola e um café da manhã. Depois fomos encarar o frio para poder conhecer nossa cidade (que, por acaso, é muito maior do que eu esperava!). O tour durou a manhã inteira, e ganhamos uma pequena surpresa, ganhamos um vinho quente. Algo parecido com nosso quentão, molto gostoso!

Aí corremos contra o tempo, porque os horários na Itália são diferentes, principalmente durante o inverno. Eles trabalham de manhã (muitos não o fazem na segunda) e depois só lá pelas 16 até às 19:30 horas. Algo bem estranho e quase incompatível com o nosso horário. Fizemos nossas compras para o dia (o que quer dizer que teremos que voltar lá em breve) e depois voltamos para casa, pois tínhamos nossa primeira aula e ainda precisávamos almoçar. Tudo bem, isso não deu muito certo. Acabamos nos atrasando e descumprindo a regra principal: pontualidade. Mas tudo bem, era só o primeiro dia.

Bem, foi super cansativo. Mas até que me surpreendi, consegui entender quase tudo que a nossa maestra falou. Mas foram horas, muitas horas. Tudo ótimo. O segundo dia, hoje, já começou com tudo. A aula foi de manhã e de tarde tivemos excursão. Visitamos duas cidades próximas, mas não me perguntem o nome. Perdi a explicação da guia para tirar fotos. Na prima cittá entramos em um castelo, na segunda em uma igreja. Ah, a segunda também teve direito a um chocolate quente maravilhoso! Recomendo, totalmente feito com chocolate, acho que sem leite.

Durante a volta não posso falar o que aconteceu, pois eu cai no sono. Outro dia conto mais, agora preciso estudar. Diferente do que muitos pensam, italiano é uma língua molto difícil. E scusa que misturo as palavras, mas é tudo enrolado aqui. Questão de costumo.








Bacio ragazzi!