Como todos dizem, sempre existe uma primeira vez para tudo. Fui convidada por uma das gurias daqui de casa para assistir ontem a apresentação da sua monografia. Já tinha dado a minha opinião sobre a apresentação dos slides, mas não sabia o que esperar da noite. Nunca tinha presenciado a apresentação mais importante da vida acadêmica de alguém. Foi uma experiência, no mínimo, emocionante. Tanto antes quanto depois da apresentação.
Alguns dias antes a apresentação foi revisada, arrumada, revisada de novo, ensaiada... e por aí vai. Todo mundo daqui de casa estava na maior expectativa. Foi preparado até um presente para a formanda guardar de recordação, com direito a um cartão super emocionante. No dia foi aquele agito. As gurias se arrumando, ninguém queria se atrasar. Detalhe que ainda precisava encontrar a sala (mas isso foi muito fácil, já que a voz da Jô é baixinha sabe?!).
Todos acomodados, professores atentos (pelo menos era o que eu esperava...) e chegou a grande hora. Os slides foram passando e a emoção era contagiante. Ela se envolveu de tal forma com o trabalho que explicava com os olhos brilhando. E nós ali, torcendo para tudo dar certo.
Após o "obrigada", ela pediu para fazer os agradecimentos. E foi aí que tudo fugiu do controle. O próximo slide, e acho que o último, era de uma música muito importante para a estrela da noite. Tão importante que as lágrimas tomaram conta e ela não conseguiu explicar tudo o que queria. Foi o suficiente. Após isso, todos seus colegas, amigos e professores deixaram a emoção transparecer e ninguém conseguiu parar. Nunca imaginei nada assim em uma apresentação de mono.
Terminadas as considerações, as notas e o blábláblá, era hora de comemorar. O pessoal entrou no carro e se mandou para o centro. A janta foi ótima, super divertida. Só eu que fui premiada com um ser que não deveria estar no meu prato. Mas enfim. Todas satisfeitas, algumas retornaram para casa pois tinham coisas para fazer. Só que a maioria do grupo ainda queria comemorar. E foi o que fizemos.
Todas juntas de novo, era hora de curtir a noite. Não muito, apenas o necessário para rir e se divertir. Detalhes ajeitados, hora de escolher um lugar para sentar. E daí a noite foi regada por risadas, músicas e encontrar pessoas conhecidas. E nossa, quantas pessoas conhecidas! Quando ninguém aguentava mais, o destino escolhido foi a nossa amada casa.
Divertido, emocionante, engraçado. Tudo misturado em apenas uma noite.